O Garrafão possui uma vista incrível para a cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos, mas para chegar ao cume você precisa passar por trechos técnicos de escalada com técnica de rapel e ascensão em corda fixa.
Foram dois dias de experiência na montanha e você pode conferir no vídeo abaixo:
Índice de conteúdo
Subida da Pedra do Sino na Serra dos Órgãos / Teresópolis
Foram 5h de trilha no primeiro dia até a Pedra do Sino, local de pernoite.
O inicio da trilha é a mesma que segue para a Pedra do Sino, onde optamos por fazer o pernoite em bivaque, e na madrugada saímos para fazer a escalada até o cume do Garrafão.
Trilha da Pedra do Sino até o Garrafão
O nosso objetivo era chegar ao cume do Garrafão, mas antes passamos pela Pedra do Sino que é caminho para a trilha que leva ao nosso objetivo.
A caminhada é bem tortuosa, trilha pouco sinalizada com alguns trechos expostos. Preciso alertar que, se você não conhece o local e pretende fazer essa trilha e escalada, tenha muito cuidado e procure profissionais que possam te ajudar a fazer o percurso, pois não é nada fácil e a trilha é bem fechada sem nenhuma sinalização.
Eu indico os guias Amantes das Montanhas e Diogo Marassi
Trecho técnico de escalada para ascensão ao cume do garrafão
O primeiro ponto de descida foi em uma caverna com 5 metros de desnível. Ao longo do caminho, encontramos mais dois locais que utilizamos os equipamentos de escalada: o segundo, leva ao colo da montanha, onde realizamos um rapel de 30 metros e o último foi um corrimão (linha de vida) de quase 50 metros, onde dá acesso ao cume do Garrafão, Serra dos Órgãos.
Cume do Garrafão
Ao chegar no topo do Garrafão, Serra dos Órgãos, conseguimos ter uma vista impactante aos olhos de qualquer amante da escalada e trilha: a Agulha do Diabo, o Dedo de Deus, Escalavrado, São Pedro e muitos outros picos.
Lá em cima, sobre o Garrafão, a 2.255 metros de altitude, é impossível não olhar para o horizonte e se admirar com a incrível vista para a cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos.
Retorno: Garrafão para Pedra do Sino
O retorno ao ponto inicial é realmente cruel, principalmente no segundo trecho, onde temos que fazer em ascensão por corda de aproximadamente 30m. Pegamos este trecho com chuvas e a corda molhada e pesada dificultou um pouco a prática, tornando a ascensão mais lenta.
Reforço que é necessário experiência e conhecimento prévio do local para retornar com total segurança.
O enorme paredão de pedra e a grande quantidade de vegetação presente na área são grandes barreiras, principalmente quando estão molhados. Por isso, recomendo que você fique muito atento nessa parte! Lembre-se que a alta vegetação pode esconder inúmeras armadilhas!
O que levar para dois dias de trilha e escalada na montanha
Seja em uma caminhada curta ou longa, uma mochila bem organizada e equipada é essencial para sua aventura. Por isso, tenha certeza de que você tem tudo o que precisa, mas que seja apenas o essencial.
Para te dar uma mãozinha na hora de se preparar, fiz um artigo completo sobre o que levar e como organizar sua mochila cargueira.
O que levar para comer na montanha?
Sempre prepare a sua mochila de acordo com o esquema minimalista, ou seja, leve apenas o que é realmente essencial e de baixo volume e peso, mas com um grande valor nutricional.
Além disso, se alimente sempre nas horas que você come normalmente, pois uma mudança radical na sua rotina alimentar pode trazer alguns imprevistos.
Portanto, aqui vão algumas sugestões:
- Para trilha durante o dia: pães, salame, queijos (leve sanduíches prontos), biscoitos, amendoim, frutas secas, chocolates, barras de proteínas e sementes;
- Ao jantar, opte por refeições de rápido preparo como macarrão pré-cozido; embutidos e enlatados também são boas opções de proteínas;
- Para o café da manhã: escolha alimentos de rápido consumo: pães, queijos, bolos e café (ou capuccino).
Para escalada:
Prepare um bom sanduíche, separe uns biscoitos, barra de proteínas, sementes para levar para a escalada. Ah, um chocolate é sempre bem-vindo!
Não esqueça de levar água (2 lt)!
Equipamentos de escalada para chegar ao Cume do Garrafão
Para uma experiência segura, conhecimento e uma boa preparação é imprescindível! Por isso, precisamos de alguns itens essenciais e específicos como:
- Mochila de ataque que tenha capa de chuva;
- Agasalho (corta vento);
- Lanternas de cabeça;
- Cobertor de emergência (foi útil no dia por causa do frio);
- Corda;
- Mosquetões;
- Cadeirinha baudrier;
- Freio;
- Cordeletes;
- Fita solteira.
- Indico os bastões de caminhada para uso no primeiro trecho que leva até a caverninha, eles podem ser bastante úteis para aliviar o esforço.
- Confira o vídeo: TRILHA E ESCALADA CUME DO GARRAFÃO SERRA DOS ÓRGÃOS
Fotos: trilha e escalada até o cume do Garrafão com pernoite da Pedra do Sino, Serra dos Órgãos