A verdade é que dentro do marketing está uma importante figura: o criador de conteúdo. Esse profissional trabalha para empresas ou de forma individual, produzindo materiais específicos e estratégicos dentro das redes sociais ou blogs.

Conheça a seguir um pouco mais sobre como se tornar um criador de conteúdo digital!

Quais são esses conteúdos estratégicos?

São todos aqueles que estão dentro do mundo digital, os mais importantes são: artigos para blog, os vídeos tão comuns no YouTube e IGTV (agora também no TikTok) e as imagens e textos que vemos no instagram, facebook, pinterest e outras mídias sociais.

Todos os materiais criados visam informar, ajudar, tirar dúvidas, educar e, claro, eles foram criados estrategicamente de modo a atrair a atenção do público, e construir um relacionamento entre o produtor de conteúdo e o público, ou, entre a empresa e o consumidor.

Conheça o método 80% / 20%

Um bom criador de conteúdo aplica o método 80% | 20% em sua estratégia de produção e distribuição de conteúdo na internet.

Saiba que o maior erro de uma empresa ao apresentar o seu produto na internet é só divulgar (postar) informações sobre compra, venda, promoções, qualidades e benefícios do seu produto ou serviço.

Porém, a melhor estratégia de vendas é aquela que você você NÃO VENDE!

O método 80% / 20% é uma ótima métrica para você saber o que está entregando para o seu futuro cliente.

Como funciona: 80% dos posts para conteúdos e os outros 20% para divulgar o seu serviço ou produto.

Utilizando esse método você vai atrair um publico interessado no universo do seu negócio.

Após entregar o conteúdo de valor, mostre sutilmente o seu produto ou serviço como solução.

Fazendo isso com dedicação e qualidade, pensando nas dores e resolvendo os problemas, você pode ter certeza que o seu produto ou serviço será o primeiro a ser lembrado.

Como fazer isso? Criando conteúdos de qualidade e com estratégia dentro das principais redes sociais.

Um criador de conteúdo é aquele profissional

O criador de conteúdo é aquele profissional que se aproxima do público-alvo com informações relevantes que ajuda, educa, tira dúvidas, informa e com isso constrói um relacionamento entre a empresa e o consumidor.

O criador de conteúdo também:

  • Produz os mais variados conteúdos para diferentes canais digitais;
  • Busca atrair a atenção do público com conteúdos relevantes para sua audiência;
  • Incentiva a interação entre o consumidor e a empresa;
  • Proporciona uma maior visibilidade para empresa;
  • Estimula o público a refletir sobre diversos temas;
  • Transmite mais segurança na aquisição de um produto ou serviço;
  • Entrega informações de valor para o público alvo;

Tudo isso é feito com estratégia e passado para o público no formato de textos, vídeos, imagens, infográficos, podcasts e os multiformatos existentes no meio digital!

Planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo é essencial para definir o público-alvo, além disso é importante definir um objetivo a ser alcançado e descobrir qual conteúdo é melhor para conversar com a audiência.

Conheça as quatro etapas do planejamento de conteúdo:

Etapa 1. Conhecer a Persona

 

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A Persona é uma pessoa fictícia que representa o seu cliente ideal. Uma vez que você a conhece através das principais características, então poderá direcionar um diálogo eficaz.

Ou seja, com informações precisas sobre o seu público, você poderá produzir material que atende exatamente as necessidades dele.

Etapa 2. Definir Objetivo

 

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Na estratégia de marketing de conteúdo, você precisa ter objetivo e meta definidos. Por exemplo:

Ao produzir um vídeo para o YouTube, o que você pretende alcançar com isso?

  • Vender um produto? Lembre-se de usar o método 80 x 20: 80% – conteúdo x 20% – venda
  • Conversar com a sua audiência?
  • Ensinar o passo a passo de como utilizar um produto?
  • Educar o seu público e o mercado?
  • Branding e reconhecimento da marca?
  • Trazer mais valor para o seu produto ou serviço?
  • Se tornar autoridade no assunto?
  • Motivar o seu público?

Etapa 3. Definir os canais

 

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Existem muitos canais e você precisa definir qual deles vai utilizar para conversar com a sua audiência.

Se você conhece o seu público, então sabe onde ela está: rede social ou gosta de ler postagens de blogs?

Rede social

Uma das regras mais simples ao definir o canal que você vai utilizar para conversar com a sua audiência é saber onde o seu público está.

A rede social hoje é um dos maiores canais de consumo de conteúdo, por isso você precisa estrategicamente focar em distribuir o seu conteúdo nas principais, como: youtube, instagram e facebook.

Porém, a minha dica é que você comece pelo canal que você considera mais forte e lógico que precisa ser onde o seu público está, depois vai abrindo para os outros canais.

Post no blog

O blog (site) é a sua casa própria onde você dita as regras. Na rede social o conteúdo é seu, mas a estrutura não. Por isso, você fica refém das regras e sistemas de distribuição.

Além disso, ter um blog passa mais credibilidade para o profissional. Afinal, criar uma conta no instagram ou no youtube é de graça e qualquer pessoa  pode fazer. Porém, para fazer um blog você precisa de um investimento inicial e mensal, além de uma produção de conteúdo mais otimizada e estruturada (SEO).

O que é SEO ? Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Ebooks

Ebook é um ótimo canal para distribuir o seu conteúdo, além de captar leads (contatos) para sua lista.

Eu faço assim: no meu site eu coloco um link (ou banner) para o visitante baixar os meus ebooks (em formato de checklist), em troca do seu contato de e-mail. Com isso, eu vou construindo uma lista de contatos, para futuramente trabalhar com a estratégia de e-mail marketing.

E-mail marketing

Esse é sem dúvida um ótimo canal de distribuição do seu conteúdo, afinal, você não depende dos algoritmos das redes sociais na entrega do seu material.

Porém, isso deve ser feito de maneira estratégica, utilizando páginas de captura de e-mail, conforme eu falei no parágrafo anterior.

Etapa 4. Definir o formato

O criador de conteúdo utiliza os mais variados formatos para atingir positivamente o público alvo.

Então, baseado em seus objetivos, defina qual formato é melhor: um texto, uma imagem ou um vídeo?

Seguidas essas etapas, então você deverá criar um calendário de postagens. Lembre-se que o sucesso dos posts tem tudo haver com a regularidade das postagens.

Muitos produtores de conteúdos, empresas e influêncer digitais não falham pela falta de qualidade ou quantidade de conteúdo, e sim, por falta de consistência. Fonte Intelligenzia.

Por isso, o criador de conteúdo deve ser criativo e consistente!

Leia também: Como eu comecei no Marketing Digital

Criador de conteúdo no instagram e youtube

Algumas grandes plataformas, como por exemplo, o Instagram e o YouTube já oferecem contas exclusivas para criadores de conteúdo.

Além de ser um reconhecimento do trabalho desses profissionais, essas plataformas disponibilizam ferramentas exclusivas para realizar um marketing de conteúdo eficaz.

Quanto a isso, algumas ferramentas permitem que o profissional acompanhe as estatísticas quanto a visualizações e seguidores ou inscritos.

Experimente essa funcionalidade: acesse o instagram e, em seguida, clique em “definições”.  Na sequência, clique em  “conta”.

Quanto ganha um criador de conteúdo?

Para quem tem a curiosidade de saber quanto ganha um criador de conteúdo, saiba que os ganhos são bem interessantes.

Como geralmente trabalham por projetos, é possível que receba mensalmente em média R$ 4 mil. Mas saiba que isso é bem relativo e depende do nicho de atuação e estratégia. Além disso, por trabalhar com projetos, não é uma profissão muito estável.

No início de carreira, esse valor pode ser um pouco mais baixo. Mas, nada impede que hajam aumentos futuros a medida que o profissional desenvolva ainda mais sua habilidade e autoridade na criação de conteúdo.

O ideal para um criador de conteúdo digital é também trabalhar com estratégias de Social Media, neste caso os ganhos podem ser bem maiores.

O que faz um social média?

Leia este artigo: O que é um social media e suas principais funções

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