Na Zona Sul do Rio de Janeiro – Cantagalo, encontra-se a Chaminé do Prego, uma via clássica que oferece uma bela vista para os bairros de Copacabana e Lagoa Rodrigo de Freitas.
A conquista dessa via ocorreu em 1931 pelo Centro Excursionista Brasileiro. Localizada na face norte, a via Chaminé do Prego chega ao platô, onde uma contenção na rocha foi instalada.
Após passar por uma reforma realizada pelos renomados escaladores Miguel Monteza e Escaladas Clássicas, a popularidade da via Chaminé do Prego vem crescendo constantemente.
Sua graduação acessível a torna, inclusive, uma excelente escolha para os interessados em explorar esse estilo de escalada em rocha.
Técnica de chaminé na escalada
A técnica de “chaminé” é uma das mais naturais que existem para escalar montanhas.
Por isso, as primeiras montanhas a serem conquistadas no Brasil envolveram essas “fendas de corpo”. Nelas, o escalador utiliza as duas faces da rocha e utiliza técnicas de entalamento de corpo para alcançar o cume.
Dedo de Deus, Agulha do Diabo, Nariz do Frade e Pão de Açúcar são exemplos dessas montanhas.
Técnica de rapel – Chamine do Prego
Um dos momentos mais impressionantes é o rapel com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, a fenda (chaminé) cria uma moldura incrível, ótimo momento para relaxar e curtir o visual. Após duas descidas, uma com 35 metros e outra com 15 metros, chega-se na base da via (Chaminé do Prego).
Croqui Chaminé do Prego
Fonte: Monteza Escalada
Melhor horário para fazer a via chaminé do prego
O horário ideal para escalar a Chaminé do Prego (2* III 55m) é pela manhã, pois é quando, além de escalar abrigado do Sol, o escalador poderá contemplar, também na sombra, um visual exclusivo da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Onde fica a entrada da via Chaminé do Prego
Durante a semana é possível entrar pelo portão da Cedae (no final da rua), durante o fim se semana esse portão fica fechado, por vezes o proprietário da casa ao lado permite o acesso pelo seu quintal.
Via de Escalada Chaminé do Prego – Cantagalo / RJ
- Leia também: 10 nós essenciais que todo escalador deve saber.