
Vai fazer uma trilha curta ou longa? Ou então um acampamento com pernoite na montanha? Saiba o que comer e levar para trilha com as dicas abaixo.
Minha primeira grande dica é que você faça um planejamento. Por exemplo: considere o percurso que será feito (trilha), ponto de abastecimento de água e quantos dias (ou horas) pretende ficar na montanha.
Bom, vou te dizer certinho quais são os alimentos para trilha que eu costumo levar para comer como lanche (durante a caminhada), café da manhã, “almoço” e jantar.
.
- Aproveita para me acompanhar lá no @vivianctelles e youtube, estou sempre dando várias dicas de aventuras por lá! 😉
O que levar para comer na trilha (caminhada) de um dia?
Agulhas Negras – Parque Nacional do Itatiaia / RJ
Costumo explicar que as trilhas curtas são aquelas que não passam de um dia, independente do nível de caminhada. Então, você já sabe: não precisa levar muita comida e os lanches são os alimentos ideais.
Vou começar indicando o famoso sanduíche. Então, a dica que te dou, porque é o que sempre faço e tem dado certo, é não colocar recheios que perecem facilmente.
Como por exemplo: molhos, geleia, maionese ou qualquer alimento perecível que possa estragar rapidamente.
No caso de trilhas no inverno (clima fresco de montanha) os alimentos podem durar mais tempo. Por isso, a geleia, ricota, pasta de amendoim, cream cheese, pasta de atum são ótimas opções para os sanduíches.
Já fiz trilha de um dia inteiro e levei um sanduíche com molho barbecue, mas o clima estava frio. Durante o calor (ou verão) não aconselho.
Leia o artigo: 10 dicas para começar no trekking
-
Frutas secas são ótimas opções:
As frutas secas são ideais pois não estragam com facilidade. Esse alimento é leve, ocupa pouco espaço na mochila e tem muitos nutrientes que vão te dar força.
As frutas frescas também são uma ótima opção, porém, são mais pesadas e você deve ter cuidado ao armazenar, elas podem ficar amassadas dentro da sua mochila.
-
Bananas evitam câimbras:
Chamo sua atenção para incluir bananas, pois elas evitam as câimbras e são ótimas fontes de carboidrato. Procure não comer maçã, pois elas aumentam a fome.
-
Dá disposição:
O amendoim, as nozes e as castanhas vão te ajudar na disposição, por isso inclua em sua mochila.
-
Carboidratos / fibras e proteínas:
As barras de cereais, proteínas e os biscoitos também são bem-vindos. Porém, o ideal é que sejam carboidratos fáceis de serem digeridos, os do tipo integral, por exemplo.
-
Chocolate dá energia:
O chocolate também é uma boa pedida. Na verdade, eu amo chocolate, pois ele me dá energia e disposição e até melhora meu humor. Quer uma dica? Nos dias quentes não leve chocolates, afinal, eles podem derreter na sua mochila.
Leia também: Top 5 melhores chás para beber na montanha ou trilha
O que levar para comer em uma trilha longa com acampamento
]Acampamento na Argentina – El Chalten
Se você vai fazer trilha que inclui acampamento onde você precisa pernoitar (dormir no acampamento), então é necessário ter alguns cuidados a mais.
Veja aqui os itens que você precisa para fazer a sua alimentação no camping
Inclua na sua mochila alimentos ricos em carboidratos, gorduras e proteínas
-
Carboidratos e proteínas:
Quanto aos carboidratos, eu eu levo como opção as barras de cereais, biscoitos, pão, torradas, castanhas e macarrão.
Já as proteínas eu costumo levar queijos, carne desidratada, frango desfiado e torrado com alho, atum. Levo também os alimentos embutidos, como, por exemplo, a linguiça calabresa e salame.
No final do artigo tem uma lista completa com todos os alimentos.
-
Mais energia para longos percursos
Se você for caminhar bastante durante o dia, então meu conselho é que inclua as frutas, chocolates e os géis esportivos de carboidratos.
-
E as gorduras?
Elas vão trabalhar junto com os carboidratos para fornecer energia necessária para o seu corpo.
A casca da banana e o resto do lixo orgânico podem ser jogados no solo?
Apesar de ser lixo orgânico e servir de adubo, eles não podem ser jogados na natureza e em áreas protegidas. Veja abaixo os motivos:
- A casca de banana, por exemplo, demora até dois anos para se decompor;
- O resto das frutas ou alimentos orgânicos não são espécies nativas da Mata Atlântica e por isso podem interferir no ecossistema das unidades de conservação;
- Os animais podem comer os restos dos alimentos e algum vírus ou bactérias nocivo para o ser humano, podem ser fatais para os animais;
- Jogar resto de alimentos também pode interferir na dieta dos animais silvestres.
O maior risco que existe é a interação com humanos. Porque eles são muito sensíveis ao nosso herpes, eles morrem por causa do nosso herpes e nós podemos morrer por causa do herpes deles. Então, a interação do pessoal colocar banana, botar alimento, acaba facilitando esse tipo de transmissão”, conta. – Ibama
Herpes já matou sete macacos-pregos nos arredores do Parque Nacional da Tijuca – Fonte: extra.globo.com
Diversas mortes e doença em macacos provocam alerta no Rio – Fonte: g1.globo.com
O que é comida liofilizada?
Para caminhadas longas, com mais de dois dias, as comidas liofilizadas são uma boa opção.
As comidas liofilizadas são na verdade comidas normais só que desidratadas, e a boa notícia é que mesmo desidratadas elas mantém as mesmas características, os mesmos nutrientes e até o mesmo sabor que as comidas normais.
Vale lembrar que isso é controverso, alguns dizem que o sabor muda um pouco, por isso, experimente antes de optar por esse alimento.
Essas comidas podem durar anos, além disso, são leves e comercializadas em pacotes pequenos, por isso não ocupam muito espaço dentro de sua mochila.
Existem muitas opções de sabores das comidas liofilizadas, e eu já experimentei algumas delas: strogonoff de frango, frando desfiado, spaguetti com legumes e também já experimentei as frutas desidratadas.
Como preparar a comida liofilizada?
Desconto: ganhe 15% de desconto no site da Nautika Lazer. Use o cupom: VIVIANCTELLES
Dica de ouro: não esqueça da água!
É mais fácil eu esquecer dos alimentos do que da água, te falo com toda certeza! Não adianta você encher sua mochila de alimentos, se não levar água! E olha, não importa se você vai fazer trechos curtos ou longos, lembre-se sempre da sua hidratação.
Tenha sempre o cuidado para nunca tomar água demais. Eu nunca ultrapasso 800 ml ao longo de uma hora, justamente para eu não me sentir desconfortável enquanto caminho.
Pesquise antes o destino e veja os pontos de abastecimento de água durante o percurso, lembre se de levar o Clor-In (purificador de água).
Opções de alimentos para você levar e comer na trilha
01 – Hidratação
- Minimo 2 litros de água;
- Clor in / hidrosteril (purificador de água);
- Isotônicos.
02 – Opções para lanche na trilha ou café da manhã no acampamento
Entre as opções abaixo escolha a que mais lhe agrada:
- Pães, queijos (tipo polenguinho);
- Geleia;
- Cream cheese;
- Bacon;
- Pasta de atum;
- Frutas desidratadas;
- Chocolates, barra de cereal, barra de proteína;
- Sementes (castanhas, amêndoas, amendoim, nozes);
- Biscoitos doces e salgados;
- Achocolatado, leite em pó, café instantâneo, chá;
- Suco em pó;
- Aveia, granola;
- Açúcar ou adoçante.
03 – Almoço e jantar (acampamento)
Entre as opções abaixo escolha a que mais lhe agrada:
- Purê de batatas em pó;
- Arroz em saquinhos, estilo uncle ben´s;
- Macarrão instantâneo;
- Sopa instantânea (e creme);
- Milharina (cuzcuz), quinoa;
- Queijo parmesão ralado;
- Cogumelos desidratados, tomates secos;
- Risoto semi pronto;
- Feijão (marca Vapza) ;
- Ovos cozidos;
- Salame, linguiça calabresa fina;
- Sal e temperos a gosto;
- Atum em saquinho ou lata;
- Carne desidratada ou seca;
- Frango desfiado;
- Sal e temperos a gosto.
Receita simples e fácil de Tabule para acampamento
Prepare-se para uma delícia da culinária árabe: o Tabule! Este prato leve e refrescante esconde alguns segredos que eu vou compartilhar com vocês.
Veja aqui os equipamentos de camping que eu usei. Ganhe 20% de desconto: cupom VIVIAN20
Conclusões
Alimentação na montanha pode ser complicada ou simples, isso depende da sua disposição para preparar o “rango” e do seu gosto (paladar).
Eu sou do tipo que não me preocupo muito com o paladar, pra mim basta um alimento que me dê energia e força para chegar no meu objetivo. Porém, quem gosta de curtir uma boa janta e um bom café da manhã, essas opções são mais que suficientes para você ter uma boa refeição na montanha!
- Me acompanhar lá no instagram/vivianctelles e youtube/viviantelles, estou sempre dando várias dicas por lá! 😉
19 Comments
Michelle Ouros
Perfeita a explicação sobre não poder jogar lixo orgânico como cascas de frutas nas trilhas… Muuuuita gente acha que pode! Excelente esclarecimento, Vivi! De suma importância para quem ama a natureza e busca preservá-la! 👏👏👏👏❤
Vivian
Verdade! Durante um tempo eu também achava que por ser orgânico podia jogar no solo, mas não pode e os motivos são sérios e importantes para preservação.
Obrigada pelo seu comentário 😉
Gleice
Acampei recentemente no Parque Nacional Itatiaia, fiz o circuito 5 Lagos+ Cachoeira Aiuruoca, Prateleiras e Morro do Couto, e como sou iniciante suas dicas foram perfeitas!!! Obrigada pelas dicas!!!
Vivian Telles
Olá Gleice, que bom que está gostando! Aproveita e assine o meu canal do youtube/viviantelles. Estou sempre passando várias dicas por lá 😉
Bruna Cardoso
Gostaria de saber como fazer o frango desfiado e torrado com alho.
Vivian Telles
Olá Bruna, para o frango durar mais tempo eu costumava cozinhar e desfiar o peito, depois torrava na frigideira com alho e cebola, até ficar bem ceguinho. Acabei de postar um vídeo com mais algumas dicas de alimentação, confira: https://youtu.be/jvnMv89GH-A
Vivian Telles
Que bom que gostou. Acabei de postar um vídeo bem legal sobre alimentação, veja aqui: https://youtu.be/jvnMv89GH-A
Jacque
Que foda. Tenho restrição alimentar nao posso comer metade disso ae. Me viro com barrinha e frita.
Vivian
Olá Jaccque, que bom que gostou do artigo e obrigada pelo seu comentário. Tenho certeza que se você procurar um nutricionista ele te ajudará com outras opções de alimentos para trilha respeitando a sua restrição. 😉
Edson
2 anos para uma casca de bana apodrecer na natureza? HAHAHAHAHA Tirou essa informação da onde moça? Preta atenção no que vc escreve, nem deve ter lido isso.
Vivian Telles
Olá Moço, tudo bem? A informação é do Parque Nacional do Itatiaia! De acordo com o Parque “O LIXO ORGÂNICO, COMO CASCA E RESTO DE FRUTAS, DEMORAM ATÉ 2 ANOS PARA SE DECOMPOR”. A nível de informação, essa variação na decomposição depende do clima da região, lugares com clima frio, como é o caso das montanhas, a decomposição é mais lenta.
Coloco aqui a fonte da informação direto do @parquenacionaldoitatiaia, caso queira saber mais sobre o assunto, clique no link: https://www.instagram.com/p/B3UdMscFlqu/
DaniAJU
São tantos fatores pra se ter uma “noção” de tempo de decomposição, q vc nao imagina.
Mas, vamos pra aula moço:
Vc enterrou a casca, jogou na terra ou na grama? Qual a vegetação predominante, alta/baixa? Qual a temperatura média? Pluviometria e sua constância? O terreno é argiloso, siltoso ou arenoso? Clima seco, úmido? Altitude local? Tudo isso (e mais algumas questões específicas da fauna/flora) será determinante pra ter uma noção sobre a presença de bactérias, fungos, insetos e vermes local (corpos fundamentais para decomposição de matérias).
Portanto, NUNCA acredite em “Google Dicionário”, quando envolve outra várias variantes.
Por ex.: em local de temperatura abaixo de 0 graus, terreno montanhoso, vegetação baixa, clima seco… NUNCAAAAAA uma casca de banana irá se decompor em 3-4 semanas, a não ser com a ajuda de alguns passarinhos locais… Rsrsrs.
Portanto a informação da Vivian está correta. Parabéns. 😊
Vivian Telles
Obrigada pela aula 😉
Joao
Confira o tempo de decomposição de diversos materiais como: Plástico, papel, frutas, papelão, pneus, madeira. O tempo de decomposição pode variar de acordo com o ambiente, com as condições do solo, entre muitos outros fatores.
Cigarro: 3 meses até 20 anos.
Chiclete: 5 anos.
=> Casca de banana: 3-4 semanas. <=
Casca de frutas: 3 meses a 12 meses.
Cascas de laranja: 6 meses.
Vivian Telles
Exatamente, João. A ideia do artigo é alertar para o fato de “não jogar resto de comida no chão”. Fica um tanto complicado para o praticante analisar o tempo de decomposição levando em consideração o solo, clima, região e o tipo de alimento. Então, basta trazer de volta o que você levou para a montanha. Simples! Falo com mais detalhes sobre esse assunto neste artigo que eu fiz em parceria com um Biólogo e condutor do PNI: https://www.viviantelles.com.br/casca-da-banana-e-o-lixo-organico-podem-ser-jogados-na-trilha/
Fernanda Cardoso
Olá! Poderia me explicar o que é o frango desfiado torrado com alho, se você mesma faz ou compra. Fiquei bastante interessada. Obrigada!
Vivian Telles
Olá Fernanda, tudo bem? É um peito de frango que você cozinha, desfia e depois torra na frigideira com um pouco de óleo, alho e cebola.
Di
Parabéns pelo post, adorei
Vivian Telles
Obrigada pela mensagem 😉